domingo, 27 de junho de 2010

FORRÓ POÉTICO*



Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo ...


José Fernandes e Luiz Gonzaga








A lua e as estrelas conspiraram para transformar a noite de ontem numa das mais belas do mês de junho e permitiram a ocorrência de um dos saraus mais inspirados de que já participei.

Estou falando do “Forró poético” organizado pelo Instituto Cultural Extremo Norte, que aconteceu ontem no quintal do poeta e escritor Rui do Carmo, um dos componentes e líderes da instituição. Além de poetas do Extremo Norte, estavam presentes componentes do Boi da Terra e do Bloco da Canalha.

Fui o primeiro a chegar, e ao entrar no quintal pude ver o esmero com que o ambiente foi preparado, com uma decoração que em tudo lembrava as festas juninas.

Os demais convidados foram chegando e em pouco tempo o quintal estava repleto de poetas, compositores, músicos, cantores etc.


















Conforme a proposta da festa, os convidados traziam os comes-e-bebes. As mulheres ficaram responsáveis pela comida; os homens, pela bebida. O certo é que o menu estava de tirar qualquer um do regime. Havia mingau de milho, sarapatel, tortas doces e salgadas e muitas outras delícias.

Os donos da festa, Rui e Léliam, foram perfeitos anfitriões, recebendo a todos com aquele jeito de quem tem prazer de recepcionar. Embora fosse a minha primeira ida a um encontro de poetas do Extremo Norte, logo me senti à vontade.

Rui deu as boas-vindas, como não poderia deixar de ser, com um poema e depois dele outros se seguiram. Todos com muito entusiasmo e eloquência.



Não posso deixar de registrar a “inveja santa” que me deu ao ver a lucidez e poder de memória da Vovó Naná – de 84 anos - ao dizer um poema que poucos são capazes de recitar, e com as devidas entonações, dada a extensão deste.

Outro ponto alto do “Forró Poético” foi a música, da melhor qualidade.

Dia 3 de julho** (sábado), acontecerá um sarau em homenagem aos 115 anos de Mosqueiro, que terá a participação de membros desse Instituto. Espero que esse evento alcance idêntico sucesso.

Parabéns ao Instituto Cultural Extremo Norte pela bela festa.

_______________

* Fonte das fotos: Arquivo da escritora Necy Bonfim (divulgadas no Orkut)
** O evento acontecerá na Rua Santa Tereza, 14 – Ariramba (próximo ao Point do Alemão e da Barraca do Toda).


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Belém, Pará, Brazil
Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Pará e Revisor de Textos da Universidade Federal do Pará. Especialista em Teoria Literária e aluno do Mestrado em Linguística/UFPA. Recebeu o prêmio Jabuti em 2001 como editor do livro "A Família Canuto e a Luta Camponesa na Amazônia", de Carlos Cartaxo. Autor dos livros Insanidades, Mosqueiro em Versos, Mosqueiro – Pura Poesia, CEFET – História que inspira poesia, Contando Histórias, Tênis de Mesa no Pará (coautoria com Mauro Macedo), Orientações para a produção textual... (coautoria com José dos Anjos Oliveira), Igreja do Evangelho Quadrangular..., Um Encanto de Ilha e Instituto Federal do Pará: 100 anos de educação profissional. Lançou os CDs Tributo a Mosqueiro e Um Encanto de Ilha.