sexta-feira, 11 de junho de 2010

COMEÇOU A COPA DAS VUVUZELAS*

A Copa do Mundo iniciou de fato hoje, com o jogo entre África do Sul e México, componentes do Grupo A, no estádio Soccer City – Joanesburgo – África do Sul.

Os brasileiros ficaram divididos na torcida por um ou por outro time, uma vez ser inegável que o representante do continente africano, além de ter caído nas graças dos amantes do futebol pela simpatia de seu povo e ser a anfitriã da Copa, tem Carlos Parreira, técnico da seleção brasileira na Copa de 1994, quando fomos campeões nos Estados Unidos. Contudo é sabido que o México tem um carinho especial pelo futebol do Brasil, desde que este se tornou tricampeão em 1970, com o apoio incondicional da torcida mexicana à seleção brasileira.

O jogo foi alternado pelo maior domínio de bola dos mexicanos no primeiro tempo e pela maior agressividade dos sul-africanos no segundo tempo, o que resultou no empate de 1x1. Fizeram os gols Siphiwe Tshabalala (África Sul) e Rafael Marquez (México).

A partir de agora são 32 países participantes, dividos em 8 grupos, buscando passar para a segunda fase. À tarde, teremos Uruguai e França.

Dia 15, às 15h30, será a vez do Brasil enfrentar a Coreia do Norte.

Em tempo: Uruguai e França empataram em 0 a 0.

* Os torcedores sul-africanos usam esse tipo de corneta de cerca de um metro de comprimento nos jogos de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Belém, Pará, Brazil
Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Pará e Revisor de Textos da Universidade Federal do Pará. Especialista em Teoria Literária e aluno do Mestrado em Linguística/UFPA. Recebeu o prêmio Jabuti em 2001 como editor do livro "A Família Canuto e a Luta Camponesa na Amazônia", de Carlos Cartaxo. Autor dos livros Insanidades, Mosqueiro em Versos, Mosqueiro – Pura Poesia, CEFET – História que inspira poesia, Contando Histórias, Tênis de Mesa no Pará (coautoria com Mauro Macedo), Orientações para a produção textual... (coautoria com José dos Anjos Oliveira), Igreja do Evangelho Quadrangular..., Um Encanto de Ilha e Instituto Federal do Pará: 100 anos de educação profissional. Lançou os CDs Tributo a Mosqueiro e Um Encanto de Ilha.