sexta-feira, 11 de junho de 2010

MOTOS NO TRÂNSITO: perigo constante!

Ao transitar pela rodovia dos Trabalhadores, hoje pela manhã, assisti a uma cena que virou rotina em Belém: acidente envolvendo motocicletas. Desta vez dois carros e duas motos colidiram e conseguiram deixar ainda mais lento o tráfego nessa rodovia. Felizmente a ambulância de socorro chegou logo e prestou os primeiros-socorros às pessoas feridas no acidente.

Lembrei-me de que, ao visitarmos um amigo no hospital Metropolitano, em Ananindeua, um dos funcionários nos disse que o maior número de pacientes vítimas de acidente no trânsito que dá entrada ali é de jovens motoristas de moto.

Na maioria das vezes esses acidentes são causados pela imprudência desses jovens, uma vez que não respeitam ou desconhecem as leis de trânsito. Boa parte deles ainda são menores de idade e, portanto, não têm carteira de habilitação.

Embora não use esse meio de transporte, fico pensando numa maneira de diminuir esses acidentes. Já me veio à mente a ideia de tornar obrigatório o uso de algum instrumento que desse maior estabilidade a esse veículo, a exemplo das rodinhas laterais que as crianças usam nas bicicletas quando estão dando as primeiras pedaladas. Digo isto porque tenho visto que ao menor descontrole os motoristas vão ao chão, sujeitos a serem atropelados por carros e outros tipos de veículo.

Mas enquanto não vem essa alternativa, acreditamos que dirigir com mais atenção e devidamente habilitado ainda é o melhor tipo de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Belém, Pará, Brazil
Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Pará e Revisor de Textos da Universidade Federal do Pará. Especialista em Teoria Literária e aluno do Mestrado em Linguística/UFPA. Recebeu o prêmio Jabuti em 2001 como editor do livro "A Família Canuto e a Luta Camponesa na Amazônia", de Carlos Cartaxo. Autor dos livros Insanidades, Mosqueiro em Versos, Mosqueiro – Pura Poesia, CEFET – História que inspira poesia, Contando Histórias, Tênis de Mesa no Pará (coautoria com Mauro Macedo), Orientações para a produção textual... (coautoria com José dos Anjos Oliveira), Igreja do Evangelho Quadrangular..., Um Encanto de Ilha e Instituto Federal do Pará: 100 anos de educação profissional. Lançou os CDs Tributo a Mosqueiro e Um Encanto de Ilha.