sexta-feira, 18 de junho de 2010

MORRE JOSÉ SARAMAGO, ESCRITOR PORTUGUÊS


José Saramago, considerado um dos maiores expoentes da literatura mundial, morreu hoje (18), às 12h30, aos 87 anos. Segundo informação da família do autor, ele estava em sua casa em Lanzarote, Ilhas Canárias, na Espanha, onde vivia com a esposa Pilar del Rio desde 1993.

Saramago sofria de leucemia e ultimamente foi internado várias vezes por apresentar problemas respiratórios.

O corpo do escritor está sendo velado na Biblioteca que leva seu nome, em Lanzarote, e será levado para Lisboa, onde deverá ser cremado no dia 20 no cemitério Alto de São João.

José Saramago nasceu em Portugal no dia 16 de novembro de 1922, numa pequena aldeia chamada Azinhaga, no Ribatejo.

Aos dois anos mudou com a família para Lisboa. Filho de pais pobres, teve de abandonar os estudos secundários aos 12 anos.

Ateu e comunista, o autor teve grande atuação política e sempre se preocupou com as injustiças provocadas pelo poder econômico. A igreja também foi alvo constante de suas críticas.

Seus livros mais conhecidos são “Memorial do Convento” (1982), “O ano da morte de Ricardo Reis” (1984), “O evangelho segundo Jesus Cristo” (1991) – proibido em Portugal em 1992 –, “A jangada de pedra” e “A viagem do elefante” e “Ensaio sobre a Cegueira” (1998) – transformado em película pelo cineasta Fernando Meirelles. O mais recente foi “Caim”, escrito em 2009.

Além desses, escreveu "Terra do pecado" (romance, 1947). "Os poemas possíveis", "Provavelmente alegria" e "O ano de 1993" (poemas escritos entre 1966 e 1975), "Manual de pintura e caligrafia" (1977), "Objeto quase" (contos, 1978) e a peça "A noite" (1979).

O autor recebeu em 1995 o Prêmio Camões pelo conjunto da obra e em 1998, o Nobel de Literatura.

Considerado um pessimista convicto, disse em discurso feito em Madri por ocasião da apresentação de "As pequenas memórias", em 2008: "Estamos afundados na merda do mundo e não se pode ser otimista. O otimista, ou é estúpido, ou insensível ou milionário".

Fontes: http://www.josesaramago.org/; http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/06/morre-aos-87-o-escritor-jose-saramago.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Belém, Pará, Brazil
Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Pará e Revisor de Textos da Universidade Federal do Pará. Especialista em Teoria Literária e aluno do Mestrado em Linguística/UFPA. Recebeu o prêmio Jabuti em 2001 como editor do livro "A Família Canuto e a Luta Camponesa na Amazônia", de Carlos Cartaxo. Autor dos livros Insanidades, Mosqueiro em Versos, Mosqueiro – Pura Poesia, CEFET – História que inspira poesia, Contando Histórias, Tênis de Mesa no Pará (coautoria com Mauro Macedo), Orientações para a produção textual... (coautoria com José dos Anjos Oliveira), Igreja do Evangelho Quadrangular..., Um Encanto de Ilha e Instituto Federal do Pará: 100 anos de educação profissional. Lançou os CDs Tributo a Mosqueiro e Um Encanto de Ilha.