quarta-feira, 9 de junho de 2010

EXAME DA PRÓSTATA

Chamou-me atenção a propaganda veiculada pelo Ministério da Saúde em uma de nossas emissoras de televisão informando que os homens morrem mais cedo do que as mulheres, devido a não ligarem para a saúde.
O câncer de próstata está entre as doenças que mais provocam a morte de homens no Brasil. Segundo o site Movimento pela Saúde Masculina, esse tipo de câncer representa “mais de 40% dos tumores que atingem os homens de 50 anos.” Ainda de acordo com esse site “o exame precoce é realizado através de exames de sangue periódicos, como o Antígeno Prostático Específico – PSA – e o toque retal da próstata. Estes exames são complementares e um não substitui o outro. A recomendação é que os homens com idade acima de 40 anos com história familiar de câncer de próstata, e acima dos 45, mesmo sem história familiar, façam os exames periódicos.”
O famoso “exame de toque” tem sido tratado entre os homens geralmente de maneira jocosa, na maioria das vezes com o intuito de provocar o riso. O que mais se vê nas conversas entre amigos, nas revistas voltadas para o público masculino e agora também na internet são situações que colocam o homem que vai fazer o toque retal em situações de ridículo.
Essas atitudes têm colaborado para que, principalmente o homem latino, extremamente machista, ainda veja com ressalvas um exame que pode salvar-lhe a vida e proporcionar-lhe, como diz a propaganda televisiva, mais momentos de felicidade no convívio com os que ele ama.
Foi essa propaganda que nos inspirou a fazer, com meu filho Mateus Costa, a música Toque de Mestre, situada no site abaixo, interpretada pelo músico e cantor Diego Xavier. As ilustrações são de Roberto Mendes.

http://www.youtube.com/watch?v=WTgqBZR9fko

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Belém, Pará, Brazil
Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Pará e Revisor de Textos da Universidade Federal do Pará. Especialista em Teoria Literária e aluno do Mestrado em Linguística/UFPA. Recebeu o prêmio Jabuti em 2001 como editor do livro "A Família Canuto e a Luta Camponesa na Amazônia", de Carlos Cartaxo. Autor dos livros Insanidades, Mosqueiro em Versos, Mosqueiro – Pura Poesia, CEFET – História que inspira poesia, Contando Histórias, Tênis de Mesa no Pará (coautoria com Mauro Macedo), Orientações para a produção textual... (coautoria com José dos Anjos Oliveira), Igreja do Evangelho Quadrangular..., Um Encanto de Ilha e Instituto Federal do Pará: 100 anos de educação profissional. Lançou os CDs Tributo a Mosqueiro e Um Encanto de Ilha.