domingo, 20 de junho de 2010

BRASIL ASSEGURA VAGA NAS OITAVAS DE FINAL*


Aos poucos a seleção de Dunga vai ganhando a confiança da torcida brasileira. No jogo de hoje, contra a Costa do Marfim, ainda não apresentou o futebol arte tão ao gosto do brasileiro, mas já mostrou atitude, partindo para cima do adversário com lances que mostraram ao mesmo tempo o potencial coletivo e individual de nossa seleção.

Luís Fabiano – o Fabuloso – , que desde 2009 não marcava pela seleção brasileira, finalmente “desencabulou” e aos 25 minutos do primeiro tempo colocou o Brasil na frente, depois do passe de Kaká, que teve boa atuação hoje. É bom lembrar que os marfinenses até então jogavam melhor do que os brasileiros.

A partir do primeiro gol, o Brasil passou a dominar o jogo e, no segundo tempo, novamente o Fabuloso marca o segundo gol do Brasil, aos 5 minutos de jogo.

O terceiro gol veio dos pés de Elano, aos 17 minutos, após passe novamente de Kaká.

Quando todos pensavam que o Brasil faria mais gols, novo descuido da zaga brasileira permitiu que Drogba, considerado a estrela da Costa de Marfim, diminuísse o placar.

A tônica do segundo tempo, principalmente nos momentos finais, foram as entradas violentas dos jogadores marfinenses. Após fazer o terceiro gol do Brasil, Elano é duramente atingido por Tieté, fazendo com que o craque brasileiro saísse de campo amparado e sem conseguir firmar um dos pés no chão. Felizmente a imprensa noticiou não ter sido nada grave e o jogador estará no próximo jogo do Brasil.

Esse antijogo irritou os jogadores brasileiros, principalmente Kaká, que insistentemente cobrava uma atitude disciplinar do juiz Stephane Lannoy em relação aos marfinenses. O camisa 10 do Brasil, contudo, foi quem acabou sendo injustamente expulso de campo, após o marfinense Keita ter simulado receber uma cotovelada do jogador brasileiro.

No jogo contra Portugal da próxima sexta-feira, dia 25, em Durban, jogadores e torcida brasileiros estarão mais tranquilos, já que nossa seleção está garantida para a próxima fase. Esperamos, portanto, que tenhamos em campo o futebol que tanto encanta o mundo.

__________
* Fonte da foto: http://oglobo.globo.com/esportes/copa2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Belém, Pará, Brazil
Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Pará e Revisor de Textos da Universidade Federal do Pará. Especialista em Teoria Literária e aluno do Mestrado em Linguística/UFPA. Recebeu o prêmio Jabuti em 2001 como editor do livro "A Família Canuto e a Luta Camponesa na Amazônia", de Carlos Cartaxo. Autor dos livros Insanidades, Mosqueiro em Versos, Mosqueiro – Pura Poesia, CEFET – História que inspira poesia, Contando Histórias, Tênis de Mesa no Pará (coautoria com Mauro Macedo), Orientações para a produção textual... (coautoria com José dos Anjos Oliveira), Igreja do Evangelho Quadrangular..., Um Encanto de Ilha e Instituto Federal do Pará: 100 anos de educação profissional. Lançou os CDs Tributo a Mosqueiro e Um Encanto de Ilha.