Estive sábado (5) na Praça Matriz de Mosqueiro e assisti ao início da programação da quadra junina.
Já no percurso que fiz do Ariramba até a Vila, observei grande movimentação de grupos de pessoas de todas as idades, principalmente jovens e adolescentes, rumo ao centro da Vila, que mereceu decoração especial para recebê-los.
Foi bonito perceber que as pessoas estavam ávidas para prestigiar uma das manifestações populares mais tradicionais de nossa terra: a quadrilha roceira. Enquanto uns se acotovelavam na tentativa de conseguir o melhor espaço para não perder os movimentos dos brincantes, outros ficavam confortavelmente sentados em suas cadeiras de praia.
Só pude assistir a três apresentações: “As indomadas”, “A Favorita” e “Ídolos Mosqueirense” (?), pois precisava retornar “a Belém”, mas deu para perceber a animação e empenho dos membros das quadrilhas, que se esmeravam na execução de cada passo orientado pelo marcador. Da mesma forma podia-se ver que, quando há oportunidade, o povo prestigia suas tradições.
Eventos como esse resgatam o folclore da Ilha e do Pará e possibilitam um lazer saudável tanto aos moradores locais quanto aos que visitam a Bucólica.
Parabéns aos organizadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário