segunda-feira, 7 de junho de 2010

INÍCIO DA QUADRA JUNINA EM MOSQUEIRO

Estive sábado (5) na Praça Matriz de Mosqueiro e assisti ao início da programação da quadra junina.

Já no percurso que fiz do Ariramba até a Vila, observei grande movimentação de grupos de pessoas de todas as idades, principalmente jovens e adolescentes, rumo ao centro da Vila, que mereceu decoração especial para recebê-los.

Foi bonito perceber que as pessoas estavam ávidas para prestigiar uma das manifestações populares mais tradicionais de nossa terra: a quadrilha roceira. Enquanto uns se acotovelavam na tentativa de conseguir o melhor espaço para não perder os movimentos dos brincantes, outros ficavam confortavelmente sentados em suas cadeiras de praia.

Só pude assistir a três apresentações: “As indomadas”, “A Favorita” e “Ídolos Mosqueirense” (?), pois precisava retornar “a Belém”, mas deu para perceber a animação e empenho dos membros das quadrilhas, que se esmeravam na execução de cada passo orientado pelo marcador. Da mesma forma podia-se ver que, quando há oportunidade, o povo prestigia suas tradições.

Eventos como esse resgatam o folclore da Ilha e do Pará e possibilitam um lazer saudável tanto aos moradores locais quanto aos que visitam a Bucólica.

Parabéns aos organizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Belém, Pará, Brazil
Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Pará e Revisor de Textos da Universidade Federal do Pará. Especialista em Teoria Literária e aluno do Mestrado em Linguística/UFPA. Recebeu o prêmio Jabuti em 2001 como editor do livro "A Família Canuto e a Luta Camponesa na Amazônia", de Carlos Cartaxo. Autor dos livros Insanidades, Mosqueiro em Versos, Mosqueiro – Pura Poesia, CEFET – História que inspira poesia, Contando Histórias, Tênis de Mesa no Pará (coautoria com Mauro Macedo), Orientações para a produção textual... (coautoria com José dos Anjos Oliveira), Igreja do Evangelho Quadrangular..., Um Encanto de Ilha e Instituto Federal do Pará: 100 anos de educação profissional. Lançou os CDs Tributo a Mosqueiro e Um Encanto de Ilha.