domingo, 25 de julho de 2010

O TRÂNSITO*

O pai saíra de manhã para levar a filha à escola. Estavam atrasados; o trânsito de Belém ficara congestionado.
Na João Paulo II, o motorista que ia à frente parece “empacar”. O pai buzinou várias vezes, de repente, como o “Hulk” do cinema, um homem fardado sai do carro, furioso, e dá dois tiros certeiros no peito de quem ousara buzinar.
O caixão estava na capela do cemitério. Enquanto os amigos faziam as últimas homenagens, a filha relembrava aquela cena trágica. Alguém a desperta daquele momento: - Precisamos fechar o caixão.

* Conto baseado em fato real. Feito para participar de concurso de contos curtos, com no máximo 560 paralavras.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

TORNEIO DE TÊNIS DE MESA EM MOSCOU


Da esquerda para a direita: Mauro Macedo, Pedro Abraão (campeão do torneio), eu e Tony Nakauchi.








Foi um grande sucesso o torneio de tênis de mesa realizado no dia 10 de julho na praça da Vila, em Mosqueiro.

O evento iniciou com a exibição dos mesatenistas Mauro Macedo e Tony Nakauchi, várias vezes campeões da modalidade. As jogadas de ambos os atletas entusiasmaram os jovens, adultos e crianças presentes no evento.

Em seguida, houve o desafio lançado aos presentes: pegar saques de Mauro e Tony. A fila ficou imensa, todos querendo pegar um saque de dois dos mais respeitados mesatenistas do Pará. Após várias tentativas seguidas, alguns poucos conseguiram a proeza de pegar o saque. Os felizardos ganharam brindes ofertados pela L & A Editora.

Chegou então a hora do esperado torneio: Como havia muitos inscritos, a opção foi fazermos a primeira e segunda rodadas de mata-mata de 11 pontos. As semifinais e finais tiveram rodada normal de 3 sets de 11 pontos. O vencedor foi o jovem Pedro Abraão, morador do bairro da Marambaia (foto acima).

Mais uma vez ficou provado que o tênis de mesa é um dos esportes mais populares. Aproveito para dar a ideia ao Agente Distrital Ivan Santos e ao Prefeito Duciomar Costa de construírem nas praças de Mosqueiro mesas de tênis de cimento, o que daria mais oportunidade de os jovens da Ilha praticarem esse esporte.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

TORNEIO DE TÊNIS DE MESA EM MOSQUEIRO




Como parte das comemorações dos 115 anos da Bucólica, acontecerá no dia 10 de julho, às 20h, na praça da Vila, um torneio de tênis de mesa.

Poderão participar moradores de Mosqueiro e turistas, de 12 a 80 anos. Para isso, basta inscreverem-se gratuitamente 1 hora antes do início dos jogos.

Os mesatenistas Mauro Macedo e Tony Nakauchi, várias vezes campeões paraenses, farão exibição aos presentes. Haverá brindes para quem pegar saques.

Na ocasião será relançado o livro Tênis de Mesa no Pará, de Mauro Macedo e Lairson Costa, livro pioneiro no Brasil, que conta a história do tênis paraense por meio de notas de 1949 até 2008.

A organização do evento é do professor Lairson Costa. Mais informações pelos fones 9154-5720, 8251-7940.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

MOSQUEIRO, PURA POESIA

A Bucólica serviu de inspiração para poetas, compositores, músicos e dançarinos que estiveram no sarau comemorativo aos 115 anos de fundação da Ilha, ocorrido, dia 3 de julho, na Rua Santa Tereza, 14 - Ariramba, à beira da piscina.

Estiveram presentes poetas de Mosqueiro, componentes da quadrilha Sedução Mosqueirense, do Instituto Cultural Extremo Norte, do Boi da Terra, do Bloco da Canalha, do jornal de Mosqueiro, além de outros convidados.

A reunião ocorreu de forma bastante descontraída, com os poetas Rui do Carmo, Renato Gusmão, Márcio Galvão, Apolo Caratateua, Tchello d'Barros, Marcelo Bittencourt, Anderson, Araújo revezando-se em dizer poemas e cantando em homenagem a ilustre aniversariante.

O ambiente estava tão agradável que o que seria para encerrar às 23h estendeu-se até às 2h. A lua e as estrelas foram generosas com os poetas.


Viva Mosqueiro!

Quem sou eu

Belém, Pará, Brazil
Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Pará e Revisor de Textos da Universidade Federal do Pará. Especialista em Teoria Literária e aluno do Mestrado em Linguística/UFPA. Recebeu o prêmio Jabuti em 2001 como editor do livro "A Família Canuto e a Luta Camponesa na Amazônia", de Carlos Cartaxo. Autor dos livros Insanidades, Mosqueiro em Versos, Mosqueiro – Pura Poesia, CEFET – História que inspira poesia, Contando Histórias, Tênis de Mesa no Pará (coautoria com Mauro Macedo), Orientações para a produção textual... (coautoria com José dos Anjos Oliveira), Igreja do Evangelho Quadrangular..., Um Encanto de Ilha e Instituto Federal do Pará: 100 anos de educação profissional. Lançou os CDs Tributo a Mosqueiro e Um Encanto de Ilha.