sábado, 20 de novembro de 2010

O ano de 1973 trouxe a Belém um homem que, por meio da pregação do Evangelho de Jesus, mudaria a sorte de muitas famílias paraenses. A exemplo de Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Assembleia de Deus no Pará e no Brasil, ele também, inspirado por Deus, escolheu esta terra para fazer tremular a bandeira do Evangelho (Quadrangular), anunciando que Jesus salva, cura, batiza no Espírito Santo e em breve voltará.

Júlio Rosa, em O Evangelho Quadrangular no Brasil (1977), nos fala de um misterioso Volks Azul e seus ocupantes, que teriam de percorrer cerca de 3.500 km para chegar a Belém do Pará. Os passageiros do Volks eram os missionários Josué Bengtson e seu sogro Demétrio Maestri. A chegada aconteceu a 15 de outubro.

Já no dia 22 começava um programa na Rádio Guajará, no qual Josué Bengtson falava diariamente ao povo do Pará.

A primeira reunião, que marca a fundação dessa Igreja no Pará, foi realizada no dia 20 de novembro, uma terça-feira, com cerca de 300 pessoas, na Av, Benjamim Constant, 239, em um salão alugado.

Em 2 de fevereiro de 1974 é feita a compra do terreno situado na Travessa Timbó, 1212 – Pedreira, atual sede da IEQ.
Em 5 de abril de 1974 é iniciada a construção do Pavilhão da Trav. Timbó, inaugurado em 2 de junho desse ano. A transferência do salão da Benjamim para o Pavilhão da Timbó foi marcado por um desfile pela Av. Pedro Miranda, que foi acompanhado por cerca de 20 mil pessoas. Nesse ano tem início a Corrente das Sete Bênçãos, que, assim como o Corredor dos Milagres, é uma das mais tradicionais reuniões da Igreja. É ainda nesse ano, no dia 3 de novembro, que acontece o primeiro grande batismo da IEQ, em que mais de 1.400 pessoas são imersas nas águas, dando início aos tradicionais batismos anuais, quando milhares de pessoas dão testemunho público de sua conversão a Jesus.
Da Pedreira, a Igreja expandiu-se para outros bairros de Belém (Jurunas, Marambaia, Canudos, Icoaraci, etc.), para outros municípios (Cametá, a primeira obra do interior; Castanhal; etc.) e para outros Estados das Regiões Norte (Manaus, Amapá, etc.) e Nordeste (Maranhão, Piauí, etc.).
A abertura de novas obras e de tabernáculos não parou mais de crescer.
Surge em fevereiro de 1976 o primeiro Instituto Bíblico Quadrangular do Norte do Brasil, hoje Instituto Teológico Quadrangular, que tem importante participação na formação de novos obreiros. Seu primeiro diretor foi o Rev. Demétrio Maestri, sendo a atual diretora a Reva. Eurides Obalski.

Em 1983 vai ao ar o primeiro programa da Prece Poderosa na TV e desde aí nunca mais saiu do ar.
Em ? , graças à cooperação de seus membros, a IEQ compra a então Rádio Guajará, hoje FM Liberdade.

• OS PIONEIEROS

Nesses 36 anos, centenas de missionários, pastores e obreiros deram sua contribuição efetiva para a expansão desta obra. Dentre estes, destacamos o Rev. Pedro Antipas, primeiro missionário a auxiliar o Rev. Josué Bengtson no início da Igreja; os Revs. Roberto Gronmosk, Demétrio Maestri, Guaracy Silveira, Luis Telles, Marilene Bengtson, assim como os obreiros Ismael Troitinho e Eunice Barbosa Silva.

• FORMAÇÃO DOS GRUPOS MISSIONÁRIOS E DIACONATO
Com o crescimento da Igreja, foi necessária a formação de Grupos, hoje divididos da seguinte maneira:
Grupo Missionário de Mulheres
Grupo Missionário de Jovens
Grupo Missionário de Homens
Grupo Missionário de Crianças
Grupo Missionário de Adolescentes
Diaconato


• IMPLANTAÇÃO DOS MINISTÉRIOS ENCONTRO COM DEUS, ENCONTROS DE CASAIS E DE JOVENS COM CRISTO

Visando aperfeiçoar a qualidade de vida espiritual de seus membros, a IEQ implantou o Encontro com Deus, por onde já passaram milhares de homens e mulheres.
O Encontro com Deus propiciou uma visão mais alargada do crescimento da Igreja, surgindo daí a Visão da Igreja em Células.
A IEQ implantou ainda o Encontro de Casais com Cristo, que tem o objetivo de levar casais de diferentes denominações, evangélicas ou não, a terem um encontro com Jesus. Milhares de casais foram beneficiados por esta programação, tendo seus casamentos restaurados ou solidificados ainda mais.
O Encontro de Jovens com Cristo também é uma realidade na IEQ. Da mesma maneira, jovens de várias denominações saem desse Encontro abençoados.

• PARTICIPAÇÃO NA POLÍTICA
A Igreja não poderia deixar de participar também da vida política do Estado. Foi assim que em ? elegeu o seu primeiro representante para a Câmara Municipal de Belém, o irmão Manoel Coelho. Foram ainda escolhidos como representantes políticos da IEQ os prs. Guaracy Silveira (Dep. Estadual), Martinho Carmona (Deputado Estadual), Paulo Queiroz (Vereador), Everaldo Moreira (Vereador), Josué Bengtson (Deputado Federal) e Rai Tavares (Vereadora). Além de outros representantes nos vários municípios do Pará.

• PARTICIPAÇÃO SOCIAL

A Igreja Quadrangular tem se mostrado atuante não somente no compromisso com a saúde espiritual de seus membros, mas também no atendimento social destes. Exemplo disso são os consultórios odontológicos espalhados pelas regiões.

• GRANDE PROJETO
A construção da nova Catedral da Timbó, com capacidade para ... pessoas. O novo prédio contará com auditório, salas de reuniões para os diversos ministérios da Igreja e já está em fase de acabamento. É mais uma conquista da família Quadrangular.




http://www.youtube.com/watch?v=peoTBjzcW5I

Quem sou eu

Belém, Pará, Brazil
Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Pará e Revisor de Textos da Universidade Federal do Pará. Especialista em Teoria Literária e aluno do Mestrado em Linguística/UFPA. Recebeu o prêmio Jabuti em 2001 como editor do livro "A Família Canuto e a Luta Camponesa na Amazônia", de Carlos Cartaxo. Autor dos livros Insanidades, Mosqueiro em Versos, Mosqueiro – Pura Poesia, CEFET – História que inspira poesia, Contando Histórias, Tênis de Mesa no Pará (coautoria com Mauro Macedo), Orientações para a produção textual... (coautoria com José dos Anjos Oliveira), Igreja do Evangelho Quadrangular..., Um Encanto de Ilha e Instituto Federal do Pará: 100 anos de educação profissional. Lançou os CDs Tributo a Mosqueiro e Um Encanto de Ilha.